Sensação de um Alimento Preso na Garganta?

20 de abril de 2014 by Dra. Rosemary Couto
sensacao-de-alimento-preso-na-garganta.jpg

Na verdade, essas partículas chamam-se cáseos e se apresentam como pequenas massas esbranquiçadas ou amareladas, de odor extremamente desagradável e gosto amargo. Seu nome deriva do latim “caseum“, que significa queijo, devido à sua semelhança com uma pequena bolinha de queijo, e se depositam em cavidades das amígdalas, denominadas criptas. Causam uma sensação de desconforto, como se fosse um corpo estranho que irritam a garganta, além de favorecer a saburra lingual, a doença periodontal, mau hálito (halitose), amigdalites, e colaborarem para o agravamento de condições sistêmicas como: gastrite e pneumonia, entre outras.

Além disso, também afetam relações interpessoais (profissão, casamento e vida em sociedade) devido à alteração no hálito.

Podem ser expelidos durante a fala, tosse ou espirros e ocorrem em qualquer idade, até em indivíduos que nunca apresentaram queixas anteriormente.

Composição

A composição consiste em restos celulares, proteínas salivares e restos alimentares que servirão de alimento para as bactérias anaeróbicas proteolíticas. Quando essas bactérias digerem as proteínas, liberam substâncias que têm mau cheiro e dão mau hálito. Entretanto, os cáseos não são, necessariamente, sinônimo de falta de higiene.

caseos

 

Como Tratar:

  • Com a língua, pressione as amígdalas. Force a deglutição, tentando deslocar os cáseos. Beba água para tentar engoli-lo;
  • Se não der, tente removê-lo com o dedo ou com um cotonete. Lave bem as mãos, e coloque o dedo na região da amígdala. Pressione e mova para cima. Enxague a boca com água. Se o cáseo estiver muito firme, não machuque. Tente outros métodos.
  • Gargarejar com água e sal ou água gasosa, pode ajudar na remoção.
  • Massagear com a escova dental bem macia pode ser uma boa opção. Auxilia na quebra dos cáseos e o gargarejo com água e sal remove os pedacinhos.

Soluções médicas:

  • O uso de antibióticos tem resultados satisfatórios, quando as amígdalas estão infectadas.
  • A remoção cirúrgica deve ser considerada se o paciente tem dores constantes; infecção das amígdalas; e dificuldade de engolir.

Como Prevenir:

De uma forma mais genérica, para evitar o aparecimento de cáseos, são sugeridos métodos preventivos que podem ser facilmente seguidos, como: beber dois litros de água diários, manter uma dieta saudável (frutas, legumes, vegetais folhosos), uso regular de fio dental, limpeza da língua e gargarejos com água morna e sal.

Também recomenda-se respiração sempre nasal, pois a respiração bucal resseca a mucosa e colabora para o crescimento bacteriano. O único tratamento definitivo para os cáseos é a remoção das amídalas, através de procedimento cirúrgico. O uso de bochechos com soluções salinas e anti-sépticas é uma boa conduta. Esses produtos colaboram para a manutenção de um hálito fresco e agradável, segundo ISBOR – Sociedade Internacional para Pesquisa dos Odores da Respiração

Copyright by BoldThemes 2018. All rights reserved.