Blog

CLASSIC LIST

dentistas-vacinados-balneario-camboriu-1024x363.jpg

Nos vacinamos, ontem! Vacinação para profissionais da saúde e Odontologia.

❓⚠️IMPORTANTE⚠️ É seguro ir ao dentista hoje em tempos de COVID19? 👨‍⚕️🤔 SUPER SEGURO! 🥳 Queridos amigos(a) e pacientes!

No tocante à biossegurança na saúde, a odontologia é o setor de maior destaque, pois é uma profissão que sempre se preocupou com isso!

Mesmo antes de 2020, já realizávamos a desinfecção da sala e materiais, após cada paciente. Além do uso de roupas e acessórios de proteção, agora com a Pandemia aumentamos, mais ainda, o nosso protocolo de segurança com o uso de duas máscaras de tripla proteção por todo o período, uso de viseiras e óculos especiais.

Bem como, realizamos a higienização dos equipamentos odontológicos, das poltronas da sala de espera, lavatório, entre outros.

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, os dentistas tiveram o menor índice de infectados entre toda as áreas de saúde! 👉 https://www.drcouto.com.br/


IMG-20210221-WA0003-1024x984.jpg

Bom dia à todos(a)!!!

Hoje, nosso bate papo será sobre a nova Especialidade da Odontologia “Harmonização Oro Facial”!!!
Para tanto, ingressaram na nossa Equipe, duas Profissionais especialistas nessa área:
Dra. Yasmin Gabrielle Bianchi e Dra. Aline Goulart Azevedo.

Todos nós sabemos que “pés de galinha”, como muitos dizem, tem solução!

As rugas dinâmicas, ou rugas de expressão, são aquelas provocadas pela contração muscular da mímica facial, que leva, ao longo do tempo, à formação de vincos permanentes na pele.

Preenchimento Labial – Imagem realizada, logo após o procedimento. Tiraremos nova foto na semana que vem.

A toxina botulínica também impede a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Quando a interrupção da contração acontece, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam…

Toxina Botulínica na Glabela

Também diminui a pressão dos músculos faciais e controla o bruxismo, o apertamento dentário, entre outros.


COMO-PREVENIR-CORONAVIRUS.jpg

Uma excelente higiene bucal pode contribuir para a prevenção do COVID-19?

Sabemos que uma boa higiene bucal, além de reduzir doenças dentárias como cáries e gengivites tem um impacto positivo na saúde como um todo. Uma vez que a boca, a faringe, os olhos, o nariz são porta de entrada de infecções no trato respiratório superior.
Estudos mostram que os fluídos da boca e do nariz são as maiores fontes de disseminação de corona vírus.

Portanto, a prática de uma boa higiene bucal evitará a transmissão por esses locais. Desta forma, vamos aproveitar a oportunidade para criar bons hábitos de Higiene, principalmente, nas crianças.

Aviso

Antes de começarmos este post, gostaríamos de informar que estamos funcionando normalmente. As clínicas odontológicas são 100% seguras na prevenção do cororavírus, portanto, não tenha medo! A clínica é devidamente higienizada após todas as consultas e nossos profissionais estão 100% equipados para a sua segurança! Agende o seu horário!

Existem sintomas orais da COVID-19 que as pessoas devem estar cientes.

Esses sintomas iniciam de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus e incluem tosse, dores na garganta, perda de paladar. Atualmente, é difícil afirmar que tipo de manifestações orais resultarão à medida que a doença e os sintomas continuam a evoluir, pois eles podem estar mesclados à outros sintomas orais causados por outras doenças ou alergias.
Se você acha que foi exposto à COVID-19, entre em contato com seu médico.

Sobre o atendimento odontológico, há uma recomendação que “os serviços sejam limitados a visitas de emergência durante esse período da pandemia”. Essas ações ajudam a equipe e os pacientes a se manterem seguros, mais tempo para esterilização e desinfecção de equipamentos de proteção individual. Existem situações não emergenciais  que podem ser resolvidas em casa, portanto, siga as instruções do seu dentista

Cuidados bucais sugeridos:

  1. O fio dental deve ser usado, a fim de complementar a limpeza correta dos dentes em locais da boca que a escova não consegue atingir, remove o biofilme dental e/ou placa bacteriana, e restos de alimentos, entre os dentes;
  2. Escovar os dentes com escovas de cerdas macias e creme dental, todos os dias após as refeições e, principalmente, antes de dormir. Depois, lave a escova em água corrente, garantindo a remoção dos resíduos que sobram da escovação.
  3. Use enxaguante bucal, faça bochechos e gargarejos. Pois, o Corona vírus se aloja na garganta por até 4 dias, antes de infectar o resto do organismo, por isso os gargarejos são importantes.
    A água oxigenada 10 vol. diluída em 3 partes de água é excelente para o controle.
  4. Evite enxugar a boca com a toalha que utilizamos para enxugar as mãos e o rosto, pois podem guardar bactérias.
  5. Higienizar a língua com raspador de língua específico ou mesmo escova de dentes iniciando a ação de limpeza da parte mais posterior da língua para a ponta da língua;
  6. Cuidados com a Escova:
  • Validade: Trocar a escova de dentes regularmente (a cada dois ou três meses), assim que você perceber sinais de desgaste das cerdas.
  • Não emprestar sua escova de dentes para outra pessoa, mesmo sendo da família – seu uso é individual.
  • Desinfecção: Borrifar álcool a 70% ou água oxigenada a 10v sobre toda a superfície da escova (cabeça, cerdas e cabo) por no mínimo um minuto. Pois o vírus tem baixa resistência a essas substâncias desinfetantes e após lavar em água corrente.
  • Armazenamento: Ao contrário do que muitas pessoas pensam, guardar a escova de dentes na gaveta, armários ou com protetores não é o mais indicado, pois são lugares quentes e úmidos e aumentam a proliferação de bactérias. Porém, deixar em cima da pia, também requer certos cuidados. Guardem-na em um copo ou outro recipiente qualquer, com as cerdas voltadas para cima, tomando o cuidado de manter as escovas separadas dos outros membros da família, ou seja, um copo para cada escova de dentes. Devemos prestar atenção com a proximidade do vaso sanitário, no momento da descarga, pois esse ato indesejado joga partículas de spray com germes, ocasionando viroses intestinais.

As próteses dentais removíveis devem ser retiradas ao dormir, e deixadas em um copo com água, de preferência, com produtos químicos. Também devem ser higienizadas, após as alimentações e antes de dormir, com escovas especiais (apenas para a prótese) e sabão⁷ neutro, lavando em água corrente.

Podemos usar substâncias químicas que ajudam no controle de bactérias, com boa efetividade e baixo custos. Dentre eles: hipoclorito, peróxidos alcalinos, ácidos diluídos, enzima e clorexidina, pastilhas antissépticas próprias para limpar dentaduras.

Dica: Dissolver uma colher de chá de hipoclorito de sódio (água sanitária) em copo com água por 15 minutos, ao mínimo 1 por semana.

Segundo pesquisas, o estado de saúde do paciente que contraiu a covid-19 pode ser agravado, caso sua higiene bucal não seja feita da maneira correta.

E, ainda, que uma boa higienização da boca pode evitar, principalmente, problemas pulmonares que tornam a doença ainda mais perigosa.

Deve-se ter um cuidado especial para os dentes molares, aqueles mais próximos da faringe, para evitar a pneumonia por aspiração. Então, para prevenir quem está com Corona vírus, e mesmo quem não tenha a doença, de agravos de infecções pulmonares, é imprescindível a higienização bucal correta.

Lembrar também da importância de lavar as mãos com água e sabão (20 segundos) antes e depois de qualquer contato físico e utilize álcool em gel, em lugares que não puder lavá-las.

Não colocar a mão na boca – as mãos absorvem todo tipo de bactérias e por estarem em contato constante com várias superfícies diferentes que nem sempre estão limpas.

Ao tossir ou espirrar, evite cobrir a boca comas mãos, – proteger com o antebraço (cotovelo) ou com lenço de papel descartável.

Evitar beijos – fluidos da boca também transmitem o vírus.

Lembre-se: Esta infecção não tem cura, vacina ou medicamento já desenvolvido e comprovado cientificamente. Devemos estar sempre atentos a qualquer alteração bucal e mal hálito, que podem estar associados a outras doenças sistêmicas. Como por exemplo o Diabetes. Recomenda-se seguir, rigorosamente, todas as orientações da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.

REFERÊNCIA

  1. Colgate
  2. L. Meng, F. Hua, and Z.Bian. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Emerging and Future Challenges forDental and Oral Medicine. Journal of Dental Research 1–7; International &American Associations for Dental Research 2020.
  3. Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota técnica gvims/ggtes/anvisa nº 04/2020- Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo Corona vírus (sars-cov-2).
  4. Peng X, Xu X, Li Y, Cheng L, Zhou X, Ren Transmission routes of 2019-nCoV and controls in dental practice. Int. J OralSci. 2020 Mar 3;12(1):9.
  5. Saúde Abril
  6. SOCESP
  7. UOL
  8. Jornal da USP
    16/04/2020 10h28
  9. World Health Organization. WHO. Novel Coronavirus (2019-nCoV) technical guidance, 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

sedacao-oxido-nitroso-1024x678.jpg

USAMOS EM NOSSOS PACIENTES, A SEDAÇÃO E ANALGESIA CONSCIENTE COM ÓXIDO NITROSO

A analgesia surgiu numa manhã de dezembro de 1844, quando um cirurgião dentista, ao extrair um dente, realizou o primeiro procedimento cirúrgico sob efeito de um produto que eliminava a dor (óxido nitroso).

A medicina e a odontologia davam um significativo passo para sair da obscuridade do sofrimento e da dor que massacravam os pacientes daquela época.

Assim, horace wells escreveu o primeiro capítulo da história da anestesiologia, sendo considerado, tanto por médicos, quanto dentistas e médicos veterinários, é considerado o pai da anestesia.

O óxido nitroso é um medicamento que leva o paciente a um estado de relaxamento e bem estar, promovendo uma analgesia relativa ao mesmo.
Em alguns, procedimentos elimina- se a tão temida anestesia. Quando essa é necessária, o paciente não sente dores devido ao estado induzido pelo gás. Além disso, o paciente fica consciente todo o tempo e está apto a exercer suas atividades rotineiras logo após uma consulta odontológica.

O oxido nitroso é indicado para adultos e crianças, protege o paciente de riscos cardíacos, pois promove a diminuição da pressão arterial, do stress e do volume de analgésico injetado, evitando assim, os traumas que poderiam acompanhá-los por toda vida.

A procura por ele tem sido tão grande que o conselho federal de odontologia decidiu normalizar o uso do gás. Para mais informações sobre o uso do oxido nitroso na odontologia, clique aqui.


Whatsapp

Rafael Costa
Rafael Costa
2018-01-21T18:38:53+0000
Italo Velasques
Italo Velasques
2017-01-18T03:11:11+0000
Melhor consultorio odontologico, Dr. Couto e sua esposa são excelentes profissionais, alem de um excelente atendimento... com as recepcionistas. Recomendo imensamente a todos que buscam o melhor tratamento dentral.read more
Pâmela A R Borges
Pâmela A R Borges
2016-06-21T17:20:11+0000
O melhor Instituto de Odontologia do país!!!Profissionais qualificados,atendimento excelente e preço acessível!!!
Alexsandra Vitor Will
Alexsandra Vitor Will
2015-12-24T11:51:13+0000
Angela Mazzetti Sanson
Angela Mazzetti Sanson
2015-09-29T13:50:46+0000
Quelen Souza
Quelen Souza
2015-07-22T20:02:17+0000
Kakau Gomes
Kakau Gomes
2014-05-06T01:11:50+0000
Marko Gervason
Marko Gervason
2014-01-04T03:44:05+0000
Cris Acker
Cris Acker
2013-12-12T12:28:28+0000
Sibeli Gonçalves
Sibeli Gonçalves
2013-12-11T15:01:02+0000
Bruna Barievillo
Bruna Barievillo
2013-11-24T02:37:41+0000
Marcia Jardim
Marcia Jardim
2013-10-17T20:35:49+0000
Rodrigo Motta de Pinho
Rodrigo Motta de Pinho
2013-09-02T16:40:06+0000
Ricardo Susin Schelbauer
Ricardo Susin Schelbauer
2013-08-30T13:19:29+0000
José Peixoto Ferrão Jr
José Peixoto Ferrão Jr
2013-08-13T12:54:51+0000
Marisa Sefrian
Marisa Sefrian
2013-07-19T22:12:20+0000
Fabio Couto
Fabio Couto
2013-07-15T22:17:36+0000
Ricardo Cauduro Jr
Ricardo Cauduro Jr
2013-07-07T11:54:42+0000
Next Reviews

Copyright by BoldThemes 2018. All rights reserved.