Cuidados Bucais na Menopausa (Climatério)

20 de fevereiro de 2014 by Dra. Rosemary Couto
Cuidados-Bucais-na-Menopausa.jpg

Você sabia… Que na Menopausa (Climatério) são necessários cuidados bucais especiais?

• Redução hormonal progressiva da taxa dos hormônios ovarianos, causa várias manifestações sistêmicas. Com relação à boca, pode acarretar doenças periodontais devido à osteoporose, levando à mobilidade dental e até a perda dental.
  • Diminuição do estrógeno pode levar a perda de inserção, consequentemente, a retração gengival, dando origem a terrível hipersensibilidade dentinária e, também, as cáries radiculares que são de difícil solução.
  • Modificação do metabolismo tecidual, que fica mais fino, susceptível ao sangramento, às vezes com queixas de ardência e coceira. Há uma diminuição da resposta inflamatória frente às bactérias específicas da doença periodontal.
  • Diminuição no fluxo salivar, ainda agravado se a paciente faz uso de medicamentos contínuos.  Além da ação lubrificante, a saliva tem propriedades antibióticas, capazes de controlar as bactérias que habitam a boca. Essa diminuição do fluxo ajuda a acumular placa bacteriana que causa problemas de gengiva e de tecido mole, ocorrendo maior incidência de lesões na mucosa e de cáries, principalmente em dentes que sustentam as próteses, levando o paciente a sentir dor.

A saliva também é importante na limpeza das papilas gustativas da língua, responsáveis pelo reconhecimento do sabor dos diferentes alimentos. O resultado é que a percepção de sabores fica prejudicado. É fato dizer que tudo isso faz com que o mau hálito está presente nestas pacientes.

• Complicações do fumo: é muito importante e deve ser trabalhada exaustivamente. O fumo tanto desencadeia como agrava o grau da doença, agindo como facilitador para infecções e perdas dentárias. Portanto, devemos estimular o paciente a abandonar esse vício, e qualquer outro que seja desfavorável à sua saúde.

A complexidade das manifestações causadas pelo climatério à saúde da mulher exigem atendimento multiprofissional e, com certeza, o cirurgião dentista deve ser requisitado. A conscientização da população com relação a essa realidade feminina deve começar nas fases mais precoces de suas vidas, no intuito de minimizar todos os sintomas.  Toda e qualquer conduta odontológica deve ter enfoque preventivo, embasados nos cuidados essenciais de higiene bucal (uso de escova macia, fio dental, enxaguatórios sem álcool para bochechos).