Cuidados Bucais na Menopausa (Climatério)

20 de fevereiro de 2014 by Dra. Rosemary Couto
Cuidados-Bucais-na-Menopausa.jpg

Você sabia… Que na Menopausa (Climatério) são necessários cuidados bucais especiais?

  • Redução hormonal progressiva da taxa dos hormônios ovarianos, causa várias manifestações sistêmicas. Com relação à boca, pode acarretar doenças periodontais devido à osteoporose, levando à mobilidade dental e até a perda dental.
  • Diminuição do estrógeno pode levar a perda de inserção, consequentemente, a retração gengival, dando origem a terrível hipersensibilidade dentinária e, também, as cáries radiculares que são de difícil solução.
  • Modificação do metabolismo tecidual, que fica mais fino, susceptível ao sangramento, às vezes com queixas de ardência e coceira. Há uma diminuição da resposta inflamatória frente às bactérias específicas da doença periodontal.
  • Diminuição no fluxo salivar, ainda agravado se a paciente faz uso de medicamentos contínuos.  Além da ação lubrificante, a saliva tem propriedades antibióticas, capazes de controlar as bactérias que habitam a boca. Essa diminuição do fluxo ajuda a acumular placa bacteriana que causa problemas de gengiva e de tecido mole, ocorrendo maior incidência de lesões na mucosa e de cáries, principalmente em dentes que sustentam as próteses, levando o paciente a sentir dor.

A saliva também é importante na limpeza das papilas gustativas da língua, responsáveis pelo reconhecimento do sabor dos diferentes alimentos. O resultado é que a percepção de sabores fica prejudicado. É fato dizer que tudo isso faz com que o mau hálito está presente nestas pacientes.

  • Complicações do fumo: é muito importante e deve ser trabalhada exaustivamente. O fumo tanto desencadeia como agrava o grau da doença, agindo como facilitador para infecções e perdas dentárias. Portanto, devemos estimular o paciente a abandonar esse vício, e qualquer outro que seja desfavorável à sua saúde.

A complexidade das manifestações causadas pelo climatério à saúde da mulher exigem atendimento multiprofissional e, com certeza, o cirurgião dentista deve ser requisitado. A conscientização da população com relação a essa realidade feminina deve começar nas fases mais precoces de suas vidas, no intuito de minimizar todos os sintomas.  Toda e qualquer conduta odontológica deve ter enfoque preventivo, embasados nos cuidados essenciais de higiene bucal (uso de escova macia, fio dental, enxaguatórios sem álcool para bochechos).

Copyright by BoldThemes 2018. All rights reserved.