Como Prevenir Coronavírus: Higiene Bucal

17 de julho de 2020 by Dra. Rosemary Couto
COMO-PREVENIR-CORONAVIRUS.jpg

Uma excelente higiene bucal pode contribuir para a prevenção do COVID-19?

Sabemos que uma boa higiene bucal, além de reduzir doenças dentárias como cáries e gengivites tem um impacto positivo na saúde como um todo. Uma vez que a boca, a faringe, os olhos, o nariz são porta de entrada de infecções no trato respiratório superior.
Estudos mostram que os fluídos da boca e do nariz são as maiores fontes de disseminação de corona vírus.

Portanto, a prática de uma boa higiene bucal evitará a transmissão por esses locais. Desta forma, vamos aproveitar a oportunidade para criar bons hábitos de Higiene, principalmente, nas crianças.

Aviso

Antes de começarmos este post, gostaríamos de informar que estamos funcionando normalmente. As clínicas odontológicas são 100% seguras na prevenção do cororavírus, portanto, não tenha medo! A clínica é devidamente higienizada após todas as consultas e nossos profissionais estão 100% equipados para a sua segurança! Agende o seu horário!

Existem sintomas orais da COVID-19 que as pessoas devem estar cientes.

Esses sintomas iniciam de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus e incluem tosse, dores na garganta, perda de paladar. Atualmente, é difícil afirmar que tipo de manifestações orais resultarão à medida que a doença e os sintomas continuam a evoluir, pois eles podem estar mesclados à outros sintomas orais causados por outras doenças ou alergias.
Se você acha que foi exposto à COVID-19, entre em contato com seu médico.

Sobre o atendimento odontológico, há uma recomendação que “os serviços sejam limitados a visitas de emergência durante esse período da pandemia”. Essas ações ajudam a equipe e os pacientes a se manterem seguros, mais tempo para esterilização e desinfecção de equipamentos de proteção individual. Existem situações não emergenciais  que podem ser resolvidas em casa, portanto, siga as instruções do seu dentista

Cuidados bucais sugeridos:

1. O fio dental deve ser usado, a fim de complementar a limpeza correta dos dentes em locais da boca que a escova não consegue atingir, remove o biofilme dental e/ou placa bacteriana, e restos de alimentos, entre os dentes;
  2. Escovar os dentes com escovas de cerdas macias e creme dental, todos os dias após as refeições e, principalmente, antes de dormir. Depois, lave a escova em água corrente, garantindo a remoção dos resíduos que sobram da escovação.
  3. Use enxaguante bucal, faça bochechos e gargarejos. Pois, o Corona vírus se aloja na garganta por até 4 dias, antes de infectar o resto do organismo, por isso os gargarejos são importantes.
    A água oxigenada 10 vol. diluída em 3 partes de água é excelente para o controle.
  4. Evite enxugar a boca com a toalha que utilizamos para enxugar as mãos e o rosto, pois podem guardar bactérias.
  5. Higienizar a língua com raspador de língua específico ou mesmo escova de dentes iniciando a ação de limpeza da parte mais posterior da língua para a ponta da língua;
  6. Cuidados com a Escova:
  • Validade: Trocar a escova de dentes regularmente (a cada dois ou três meses), assim que você perceber sinais de desgaste das cerdas.
  • Não emprestar sua escova de dentes para outra pessoa, mesmo sendo da família – seu uso é individual.
  • Desinfecção: Borrifar álcool a 70% ou água oxigenada a 10v sobre toda a superfície da escova (cabeça, cerdas e cabo) por no mínimo um minuto. Pois o vírus tem baixa resistência a essas substâncias desinfetantes e após lavar em água corrente.
  • Armazenamento: Ao contrário do que muitas pessoas pensam, guardar a escova de dentes na gaveta, armários ou com protetores não é o mais indicado, pois são lugares quentes e úmidos e aumentam a proliferação de bactérias. Porém, deixar em cima da pia, também requer certos cuidados. Guardem-na em um copo ou outro recipiente qualquer, com as cerdas voltadas para cima, tomando o cuidado de manter as escovas separadas dos outros membros da família, ou seja, um copo para cada escova de dentes. Devemos prestar atenção com a proximidade do vaso sanitário, no momento da descarga, pois esse ato indesejado joga partículas de spray com germes, ocasionando viroses intestinais.

As próteses dentais removíveis devem ser retiradas ao dormir, e deixadas em um copo com água, de preferência, com produtos químicos. Também devem ser higienizadas, após as alimentações e antes de dormir, com escovas especiais (apenas para a prótese) e sabão⁷ neutro, lavando em água corrente.

Podemos usar substâncias químicas que ajudam no controle de bactérias, com boa efetividade e baixo custos. Dentre eles: hipoclorito, peróxidos alcalinos, ácidos diluídos, enzima e clorexidina, pastilhas antissépticas próprias para limpar dentaduras.

Dica: Dissolver uma colher de chá de hipoclorito de sódio (água sanitária) em copo com água por 15 minutos, ao mínimo 1 por semana.

Segundo pesquisas, o estado de saúde do paciente que contraiu a covid-19 pode ser agravado, caso sua higiene bucal não seja feita da maneira correta.

E, ainda, que uma boa higienização da boca pode evitar, principalmente, problemas pulmonares que tornam a doença ainda mais perigosa.

Deve-se ter um cuidado especial para os dentes molares, aqueles mais próximos da faringe, para evitar a pneumonia por aspiração. Então, para prevenir quem está com Corona vírus, e mesmo quem não tenha a doença, de agravos de infecções pulmonares, é imprescindível a higienização bucal correta.

Lembrar também da importância de lavar as mãos com água e sabão (20 segundos) antes e depois de qualquer contato físico e utilize álcool em gel, em lugares que não puder lavá-las.

Não colocar a mão na boca – as mãos absorvem todo tipo de bactérias e por estarem em contato constante com várias superfícies diferentes que nem sempre estão limpas.

Ao tossir ou espirrar, evite cobrir a boca comas mãos, – proteger com o antebraço (cotovelo) ou com lenço de papel descartável.

Evitar beijos – fluidos da boca também transmitem o vírus.

Lembre-se: Esta infecção não tem cura, vacina ou medicamento já desenvolvido e comprovado cientificamente. Devemos estar sempre atentos a qualquer alteração bucal e mal hálito, que podem estar associados a outras doenças sistêmicas. Como por exemplo o Diabetes. Recomenda-se seguir, rigorosamente, todas as orientações da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.

REFERÊNCIA

1. Colgate
  2. L. Meng, F. Hua, and Z.Bian. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Emerging and Future Challenges forDental and Oral Medicine. Journal of Dental Research 1–7; International &American Associations for Dental Research 2020.
  3. Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota técnica gvims/ggtes/anvisa nº 04/2020- Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo Corona vírus (sars-cov-2).
  4. Peng X, Xu X, Li Y, Cheng L, Zhou X, Ren Transmission routes of 2019-nCoV and controls in dental practice. Int. J OralSci. 2020 Mar 3;12(1):9.
  5. Saúde Abril
  6. SOCESP
  7. UOL
  8. Jornal da USP