Dentista em Balneário Camboriú, SC: Rua 1101, nº 60, sala 131 - Whatsapp: (47) 988019840
(47) 33674822

Sensação de um Alimento Preso na Garganta?

Na verdade, essas partículas chamam-se cáseos e se apresentam como pequenas massas esbranquiçadas ou amareladas, de odor extremamente desagradável e gosto amargo. Seu nome deriva do latim "caseum", que significa queijo, devido à sua semelhança com uma pequena bolinha de queijo, e se depositam em cavidades das amígdalas, denominadas criptas. Causam uma sensação de desconforto, como se fosse um corpo estranho que irritam a garganta, além de favorecer a saburra lingual, a doença periodontal, mau hálito (halitose), amigdalites, e colaborarem para o agravamento de condições sistêmicas como: gastrite e pneumonia, entre outras.

Além disso, também afetam relações interpessoais (profissão, casamento e vida em sociedade) devido à alteração no hálito.

Podem ser expelidos durante a fala, tosse ou espirros e ocorrem em qualquer idade, até em indivíduos que nunca apresentaram queixas anteriormente.

Composição

A composição consiste em restos celulares, proteínas salivares e restos alimentares que servirão de alimento para as bactérias anaeróbicas proteolíticas. Quando essas bactérias digerem as proteínas, liberam substâncias que têm mau cheiro e dão mau hálito. Entretanto, os cáseos não são, necessariamente, sinônimo de falta de higiene.

caseos

 

Como Tratar:

  • Com a língua, pressione as amígdalas. Force a deglutição, tentando deslocar os cáseos. Beba água para tentar engoli-lo;
  • Se não der, tente removê-lo com o dedo ou com um cotonete. Lave bem as mãos, e coloque o dedo na região da amígdala. Pressione e mova para cima. Enxague a boca com água. Se o cáseo estiver muito firme, não machuque. Tente outros métodos.
  • Gargarejar com água e sal ou água gasosa, pode ajudar na remoção.
  • Massagear com a escova dental bem macia pode ser uma boa opção. Auxilia na quebra dos cáseos e o gargarejo com água e sal remove os pedacinhos.

Soluções médicas:

  • O uso de antibióticos tem resultados satisfatórios, quando as amígdalas estão infectadas.
  • A remoção cirúrgica deve ser considerada se o paciente tem dores constantes; infecção das amígdalas; e dificuldade de engolir.

Como Prevenir:

De uma forma mais genérica, para evitar o aparecimento de cáseos, são sugeridos métodos preventivos que podem ser facilmente seguidos, como: beber dois litros de água diários, manter uma dieta saudável (frutas, legumes, vegetais folhosos), uso regular de fio dental, limpeza da língua e gargarejos com água morna e sal.

Também recomenda-se respiração sempre nasal, pois a respiração bucal resseca a mucosa e colabora para o crescimento bacteriano. O único tratamento definitivo para os cáseos é a remoção das amídalas, através de procedimento cirúrgico. O uso de bochechos com soluções salinas e anti-sépticas é uma boa conduta. Esses produtos colaboram para a manutenção de um hálito fresco e agradável, segundo ISBOR – Sociedade Internacional para Pesquisa dos Odores da Respiração

46 Respostas

  1. O q qr dizer qndo a pessoa come e a comida fica parada logo abaixo da garganta e anciã de vomito
    • Olá Márcio! É normal dar ânsia de vômito. Será que não comeu demais?
      • Eu sinto como se tivesse algo que quando eu engulo sinto dor e tenho a sensação de algo preso bem no fim da minha garganta, onde não consigo alcançar, o que eu fasso para a remoção deste objeto na minha garganta ?
  2. Obrigado me ajudou muito, causa um incômodo intenso, em meio as pessoas o mau hálito incomoda a mim e as outras pessoas. Isso é chato.
    • Com certeza. O mau hálito é horrível e não adianta escovar dentes ou fazer bochechos. Deve-se remover os cáseos das formas sugeridas acima.
  3. Realmente minha dúvida foi esclarecida. Obrigada.
  4. Muito obrigado pela informação quê Deus abençoe vocês
  5. Como chama o profissional da are que olha este problema
  6. Artico muito benéfico! Muito obrigado.
  7. Muito obrigado Esclareceu meu problema
    • Ficamos felizes por ajudar-lo, Daniel!
  8. Boa noite! Tenho sentido um incômodo na garganta,na verdade é um abaixo dá garganta como se tivesse algo preso..O que pode ser? Será refluxo? Falando nisso também tem tido muitos arrotos coisS que antes não sentia!
    • Está parecendo cáseos associado a um refluxo. Você tem queimação, refluxo. Procure um estomatologista.
  9. Oi me chamo cintia, tenho muitas dores no estomago e uma sensaçao q tem algo preso em minha garganta q n sai de jeito nenhum e dps q como fico com o gosto da comida por muitas horas na minha boca o q pode ser ?? Nesses ultimos dias nem estou conseguindo me alimenta direito pfv me ajudem
    • Olá Cintia! Seu caso me parece médico, procure um estomatologista.
  10. Boa tarde! E quando a pessoa senta essa sensação, como se existisse um caroço de arroz preço na garganta mesmo, mas no meu caso eu não tenho mais amígdalas. Não tenho problema com mal hálito, mas o incômodo na garganta está demais.
    • Olá Alessandro! Isto é comum nas pessoas que fizeram amiglectomia. Pode haver formação de uma prega, resultante da cicatrização, e propicia a parada de resíduos.
  11. Me ajudou muito ,esclareceu muitas dúvidas e definiu o que estou sentindo realmente!!
  12. Estou com infecção renal tive um ataque de vômitos por 4 dias e agora o pouco que como sinto dores no estômago sinto como ele inche e um desconto na garganta sinto pouco de ânsia mas tento ficar quieto p não vomitar só q passo por essa sensação o dia inteiro até com a saliva .O q pode ser??
    • Acredito que seu problema é médico. Mas os cáseos podem estar presentes sempre que há refluxo. Melhoras.
  13. Oi engoli ossinho e ficou agarrado na garganta sinto ele espertar as vezes oque faço me ajuda .
    • Olá Tayná! Tente as formas que indicamos. Se não dercerto, procure um dentista para remover.
  14. Tenho um bocado alface preso na garganta desde ontem da hora do almoço o que posso fazer, isto muito desconfortante, eu já tentei de tudo e não consigo fazer com que isto saia, por favor ajudem, é mesmo muito importante e estou muito constipada, até pensei que fosse por causa disso que o alimento tenho ficado preso na garganta. Obrigada pela atenção. Com os cumprimentos da Mariana Viegas.
    • Acho que não tem nada a ver a constipação com o cáseo. Mas tente as sugestões do blog.
  15. Não agüento mais tudo que eu como para na garganta parece que ela esta fechada e as veses eu consigo tirar a bolinha branca calsa muito mau alito
    • Olá Kelly! Acho que não tem nada a ver a constipação com o cáseo. Mas tente as sugestões do blog.
    • Olá Kelly! Acho que não tem nada a ver a constipação com o cáseo. Mas tente as sugestões do blog para remover os resíduos .
  16. Sinto como se estivesse um caroço de arroz preso na garganta tento engolir mais n desce ,alguem pode me dizer o q é?
  17. Obriggado! Ajudou Mt Consegui tirar com uma Pinça!
  18. Estou com uma sensação de algo preso na garganta, e está me incomodando bastante, o que faço para melhorar??
  19. Ola Estou com uma bolinha branca na garganta a uns dias mais ja fiz de tudo e ñ sai e fico sempre com uma sensação horrível q tem algo na garganta!! Isso tbm pode ser causeo ??
  20. Não é constante mais diariamente sinto como se tivesse algo parado em minha garganta quando faço o movimento de ingerir ele some mais volta em segundos... não sinto dor porem incomoda muito.
  21. Olá, tenho um cisto de epiglote acho que esse o nome, nesses dias quando dormindo senti na garganta uma bolinha acordei e coloquei para fora isso pode ser o que? já que como antes de dormir e não descanso o tempo certo para dormir
  22. ola meu nome e safira ,estou com algo preso na garganta e nao consigo tira-la, ja tentei di tudo mais nao da certo oque posso fazer para tira-lo?
  23. Refluxo podem causar cáseos. A garganta fica com a sensação de está alguma coisa presa, e com muita secreção diariamente.
  24. Tenho a sensação de que algo está preso na minha garganta tento engolir mas n desce oque pode ser ?
  25. Oi meu nome é jacqueline eu estou a três semanas com uma sensação de alguma coisa na garganta e mim cômoda muito parece que é resto de comida mais não dói é horrível.
  26. Eu sinto como se tivesse alguma coisa presa na minha garganta tomo agua mais na sai quando como tem vezes que piora ou ate melhora tem dias que acordo e nao sinto nada mais depois volta novamente mim ajude a entender
  27. JA FAZ 7 MESES QUE ESTOU COM ESSES SINTOMAS,AS VESES TIRO COM O COTONETE MAIS NAO PASSA O INCOMODO,NAO TERIA UMA SOLUÇAO CASEIRA?

Deixe seu comentário