Dentista em Balneário Camboriú, SC: Rua 1101, nº 60, sala 131 - Whatsapp: (47) 988019840
(47) 33674822

Planejamento Digital do Sorriso

Nova técnica em odontologia estética que permite ao cirurgião dentista desenhar o sorriso do paciente junto dele e ter previsibilidade

O Planejamento Digital do Sorriso é mais uma evolução no campo da Odontologia, que segue em aperfeiçoamento constante tanto na parte da estética como na funcional e preventiva. Um planejamento personalizado para cada paciente, respeitando seus desejos, personalidade e características físicas. O planejamento digital visa transformar o sorriso dos pacientes. Afinal, dizemos muito sobre nós quando sorrimos. Apresentamos abaixo um filme realizado pelo CD Prof. Flavio Queiroz Henriques e sua esposa Ana Flavia Henriques. O qual demonstra de forma didática o Planejamento Digital do Sorriso.

A tecnologia já possibilitou às pessoas verem antecipadamente os possíveis resultados de cirurgias plásticas, de cortes de cabelo (visagismo), de construções e reformas arquitetônicas, todas elas antes mesmo de saírem do papel (ou da tela do computador) para a realidade. Agora uma novidade desponta nos consultórios de odontologia: é possível criar o desenho do sorriso antes de começar o tratamento com seu dentista. E, consequentemente, evitarmos tratamentos desastrosos e antiestéticos.

planejamento-digital-sorriso

A técnica leva o nome de Digital Smile Design (DSD) e foi criada pelo dentista e protético Brasileiro Christian Coachman, de São Paulo. A idéia é atender aos anseios dos pacientes que sonham em ter um sorriso mais harmônico. Como toda novidade tecnológica, a técnica do Digital Smile Design traz vantagens tanto para o paciente como para o dentista, que tem mais segurança na escolha dos procedimentos. Já para o paciente, ele tem antecipadamente o “retrato” de como ficará sua boca, seu sorriso, ao final do tratamento que foi feito pela programação virtual.

Os procedimentos buscam unir o desejo estético com a funcionalidade da boca, incluindo qualidade de mastigação, das articulações e alinhamentos dos dentes e gengiva. Isso porque o grande objetivo do DSD é criar um visual que esteja de acordo com as necessidades funcionais, estéticas e até emocionais do paciente. Essa soma aumenta as possibilidades de atender às expectativas que ele tem ao buscar o tratamento. Outro grande diferencial da tecnologia do Digital Smile Design é que, de posse da imagem efetiva, o dentista pode simular desejos subjetivos dos pacientes, como ter um sorriso mais delicado, mais extrovertido ou mais intenso. Palavras que se materializam na transformação virtual do sorriso, antecipando o resultado esperado. Esse direcionamento possibilita, inclusive, um tratamento mais rápido, pois evita que etapas tenham a necessidade de serem refeitas em virtude do “desgosto” do paciente.

17

A programação passa pelo uso inteligente de ferramentas digitais. As imagens da boca – incluindo posição dos dentes, da gengiva, da harmonia do sorriso – são passadas para esse software. Baseado nessa imagem real do paciente, o dentista traça as possibilidades de tratamento para melhorar a estética bucal, tudo acompanhado pelo próprio paciente. Ou seja, ele vê como ficará seu sorriso ao final dos procedimentos. Uma maneira muito mais objetiva de saber o que o paciente quer e o que a odontologia pode fazer por ele. Resultados previsíveis são sempre mais verdadeiros que os simplesmente imaginados.

10

Para chegar a esse resultado final é necessário passar por algumas etapas, feitas durante a consulta. Segundo o Dr. Claudio Romagnoli Junior é realizada uma entrevista com o paciente, análise da face, fotos e até tomografia tridimensional da face fazem parte desse processo inicial. As simulações vão sendo feita por um programa especial no computador, mostrando os novos formatos que o sorriso pode ganhar. As escolhas do pacientes são gravadas em vídeo. Após esse processo, o sorriso escolhido é moldado em um protótipo de acrílico. É a parte do “test drive” do sorriso para evitar frustrações. Com a aprovação do paciente, esse molde é utilizado para orientar o dentista nos processos cirúrgicos e tratamentos restauradores dos dentes. Muitas vezes o tratamento é feito por uma equipe, e não apenas por um único profissional. A multidisciplinaridade é necessária para unir diferentes especialidades como periodontista, implantodontista e ortodontista.

20 22

Em resumo, todo o procedimento é realizado com base em fotografias não só do sorriso do paciente, mas também de seu rosto por completo e em diversas situações, para que o planejamento seja idealizado com o objetivo de trazer ao sorriso o design mais adequado ao seu formato de rosto e até de sua personalidade. O que diferencia o DSD dos outros procedimentos de odontologia estética é que através das imagens do paciente, o dentista traça no computador, o que seria o sorriso ideal para o caso específico do paciente, que pode desenhar junto com o profissional de odontologia seu futuro sorriso. “A grande vantagem desse procedimento, é que o cliente pode ver o possível resultado e forma-se uma relação de confiança entre o paciente e o cirurgião-dentista.” afirma Dr. Adriano Abreu. Além da interação e participação ativa do paciente durante o tratamento, outra vantagem importante é  o tempo do procedimento que é consideravelmente mais curto que os procedimentos tradicionais da odontologia estética, devido à redução expressiva das idas ao laboratório. As indicações do Planejamento digital estético são inúmeras, desde a estética das gengivas (estética rosa) à estética dos dentes (estética branca). De maneira geral, é indicado para todas as pessoas que desejam fazer reabilitações estéticas nos dentes e possuem interesse em visualizar melhor o tratamento. Na imagem, pode-se perceber a situação inicial com o desenho do planejamento e abaixo o comparativo dos desenhos da situação inicial e do planejamento.

3

Na próxima imagem é possível visualizar o comparativo entre o inicial e final do caso com relação às gengivas (estética rosa). Observe as linhas pontilhadas mostram os níveis gengivais.

14

Em seu laboratório, o protético faz testes para avaliar a viabilidade de se colocar ou não a restauração cerâmica. Em caso positivo, o Cirurgião-Dentista realiza uma simulação, por meio da técnica de mock-up, permitindo ao paciente vislumbrar como seu sorriso vai ficar com a Prótese. Tratamento concluído a partir do Planejamento Digital do Sorriso do caso descrito acima:

lentes de contato depois

Tratamentos Relacionados

Lentes de Contato Dentais

Facetas de Porcelana e Laminados Cerâmicos

Planejamento Digital do Sorriso em Balneário Camboriú

A exemplo da Engenharia, arquitetura e outras profissões que visam apresentar  a seus clientes um planejamento prévio do trabalho a ser executado. Na nossa clinica utilizamos o Planejamento Digital do sorriso, o qual foi demonstrado em nosso site. Caso queira maiores esclarecimentos, entre em contato conosco (clique aqui ou ligue +55 47 3367-4822)!.

Sem comentários.

Deixe seu comentário