Dentista em Balneário Camboriú, SC: Rua 1101, nº 60, sala 131 - Whatsapp: (47) 988019840
(47) 33674822

Odontologia Estética: Um Novo Sorriso

A Odontologia Estética é a área da Odontologia que trata mais especificamente o lado visual dos dentes, claro, sem deixar de lado suas características físicas e funcionais. Além disso, a odontologia estética é a ciência que oferece tratamentos restauradores que envolvem desde um simples processo de cárie, até a harmonização de um sorriso através de plásticas dentais para corrigir a cor, a forma e a posição dos dentes.

Com intervenções simples, e até acessíveis, pode se corrigir problemas que atormentam as pessoas por anos, e que agridem cada vez que se olha no espelho.

Apresentação da Clínica

Conheça o Dr. Couto e assista a uma breve apresentação da clínica odontológica Couto & Prado e dos tratamentos oferecidos para odontologia estética:

Caso Clínico

Veja as possibilidades de melhorias no seu sorriso:

 

Procedimentos

Conheça os procedimentos que podem transformar os dentes de forma saudável:

Prótese dental

As próteses dentais substituem dentes que tiveram uma destruição excessiva ou sofreram fraturas. Veja um caso clínico:

Saiba mais:

 

Reabilitação Oral

Tratamento para recuperar dentes que foram perdidos pela ação do tempo. Melhora a mastigação, a estética do sorriso, a fonação e recupera a flacidez dos lábios.

Conheça o caso clínico de reabilitação oral para idosos:

Saiba mais:

 

Periodontia

A Periodontia é o tratamento responsável mais especificamente a tudo que envolve a gengiva, ossos e os ligamentos da boca. Em muitos casos esses tecidos ficam comprometidos em virtude de uma grande formação de tártaro.

Saiba mais:

 

Clareamento dental

Clareamento Dental é o processo mais conhecido atualmente, para efetuar uma mudança na pigmentação dos dentes. Eles deixam de ter a aparência amarelada e passam a ser brilhantes e brancos.

No vídeo abaixo, o Dr. Couto apresenta um caso clínico de clareamento dental e lentes de contato:

Assista a uma entrevista com a Dra Rosemary Couto sobre Clareamento Dental:

Saiba mais:

 

Odontologia a Laser - Estética Gengival

Equipamentos e técnicas modernas que promovem um tratamento mais eficiente e confortável ao paciente, reduzindo o tempo de intervenção.

Confira um caso clínico de estética gengival à laser:

Saiba mais:

 

Cirurgia oral

Realizadas geralmente para a remoção de dentes que estão perdidos ou de dentes do siso.

Ortodontia

São os processos que envolvem a colocação e a manutenção dos conhecidos aparelhos, que posicionam os dentes e a mordida corretamente.

ATM

Sigla para Articulação Temporo-Mandibular. Juntamente com os músculos da mastigação, ela é responsável, como o próprio nome já diz, por articular e posicionar a mandíbula no local certo durante o processo de abertura e fechamento da boca. O mau funcionamento dessa articulação gera dores de cabeça e desgaste dos dentes devido, principalmente, ao apertamento dos dentes, também conhecido como Bruxismo. O tratamento é simples quando bem diagnosticado.

Implantes Dentários

Saiba mais:

 

Implantes

Em caso de perdas de dentes por completo, parafusos de titânio são rosqueados dentro do osso para fazer o papel das raízes dos dentes. Após a integração do osso e do titânio, constroem-se próteses de porcelana e se restabelece o dente que foi perdido. Prevenção acompanhamento periódico do paciente para controlar a formação da placa bacteriana e do tártaro, evitando assim as cáries e problemas nas gengivas e ossos.

Assista a um caso clínico:

Saiba mais:

 

Leia nossos artigos sobre os tratamentos:

A convivência no mundo nos coloca sempre face a face com os outros participantes. A partir dessa constatação, o antropólogo Goffman, analisou a elaboração da face como elemento ritual na interação social. Para ele, o termo “face” pode ser definido como o valor social positivo que uma pessoa efetivamente reclama para si mesmo, através daquilo que os outros presumem ser a linha por ela tomada durante um contato específico. “Face” é uma imagem do “EU”, delineada em termos de atributos sociais aprovados. Descreveu também que a aparência física tende a suscitar expectativas em outras pessoas e a influenciar as suas reações. O sorriso, em nossa sociedade, tem conotações bastante significativas; anuncia bem-estar, alegria, segurança, auto-satisfação, satisfação em relação ao outro, boa acolhida à aproximação. É uma mensagem ritual de oferenda e receptividade. O tipo de organização narcisista de nossa cultura atual, conforme descrito por Lasch, faz com que as pessoas se tornem superenvolvidas com suas imagens, inclusive imagem corporal. Em seu entender, a expressão “os dentes são o cartão de visitas das pessoas” vem revelar associação entre os dentes e a imagem de si, mostrando sua importância para a aceitação do indivíduo pelo grupo social. O “cartão de visitas” tem como objetivo revelar ao outro algo daquele que se apresenta. Segundo o eminente Professor da USP-SP Cesário Antonio Duarte o sorriso pode ser imperceptível para quem o dá e inesquecível para quem o recebe.

No seu livro “Psicologia e Odontologia”, Seger afirma que “a necessidade de avulsão dos dentes e a ameaça ao aspecto estético interferem na forma de pensar e agir de muitos pacientes”. Para a autora, a alteração emocional que se estabelece determina, muitas vezes, dificuldades no atendimento dessas pessoas. Entende-se que a compreensão desse processo poderá facilitar a relação paciente/dentista, permitindo um trabalho mais consciente e efetivo de ajuda profissional.

Por sua vez, Wolf entrevistou pacientes portadores de próteses e implantes dentários, objetivando compreender os aspectos psicológicos e motivacionais envolvidos na perda dos dentes. A análise do material obtido mostrou a importância dos dentes para a identidade e para a integridade do ego das pessoas e revelou que o paciente, quando busca recursos odontológicos para a substituição dos dentes perdidos, está também demandando a reconstituição de sua imagem pessoal e social. A imagem que o indivíduo faz de si não é, entretanto, um fenômeno estático. Ela é adquirida, construída, conseguida no contínuo contato com o mundo, sofrendo sucessivas modificações na relação do sujeito com aspectos internos e externos. As alterações culturais, sociais e corporais se refletem, pois, nessa configuração que se expressa por meio de sentimentos e conhecimentos que o sujeito tem de si. O ser humano se constitui, portanto, pelo somatório de suas experiências, desde as mais remotas até as mais atuais.

 

Estética do Sorriso

Segundo esse raciocínio teórico, pode-se hipotetizar que, se o nascimento dos dentes constitui etapa importante na organização psíquica, sua perda poderá implicar alterações com conseqüências para a vida emocional do paciente. Além das experiências profundas de cunho psíquico, apontou também para as experiências culturais mais específicas que fazem com que a boca, os dentes, o sorriso e a mordida adquiram lugar de auto-referência e critério de aceitação social. “Os dentes complementam a personalidade” e a boa aparência é elemento facilitador para as trocas sociais, pois o indivíduo aprendeu a se avaliar segundo a apreciação dos outros; aprendeu que sua imagem conta mais que a experiência, a habilidade, o afeto e o caráter, uma vez que ele é julgado, inicialmente, pela visibilidade exterior. Dentre os sujeitos que se manifestaram sobre a influência da perda dos dentes na vida afetiva e sexual, 90% afirmaram que houve algum tipo de alteração nessa área. Como exemplo, ainda citou depoimentos de alguns pacientes:

“Ninguém quer beijar um desdentado. Ninguém concebe a idéia de namorar um desdentado. Os dentes enfeitam a fisionomia da pessoa”.

“Ficar sem os dentes parece levar a comportamentos infantis. O paciente fica desamparado, silencioso, tenso e até imóvel; toda a sua expressão parece pedir desculpas por não ter dentes. Quando a prótese é colocada, o paciente readquire confiança, parece renascer”.

 

Odontologia Estética

Quem não se importa com a aparência que atire a primeira pedra. A sociedade atual está em constante vigilância pela boa aparência e, qualquer deslize neste item pode ser um desastre. Começamos a cobrança pela boca, a segunda parte mais visível depois do nosso rosto, é por ela que nos comunicamos e expressamos nossos melhores sentimentos.

Há quem diga que a preocupação com a estética dental seja apenas para jovens que buscam a beleza plena. Vale lembrar que todos os tratamentos odontológicos estéticos estão diretamente ligados à saúde, pois não há beleza em um corpo que não está saudável. E muitos procedimentos que podem parecer puramente estéticos, visam evitar problemas de saúde como hemorragias, infecções, e perda dos dentes, que podem ser muito prejudiciais em pessoas com outros problemas de saúde, como diabéticos, hemofílicos, soropositivos, entre outros.

Em todas as idades e condições, deve-se se preocupar com a aparência e também com a saúde.

Mau hálito e má apresentação dos dentes

Fonte de problemas sociais e de relacionamento intimo.

Pesquisa realizada por Wolf verificou que entre os fatores que mais perturbam as pessoas está a possibilidade de ter halitose e de exibir, para os outros, dentes com resíduos de alimentos. Esse dado corrobora a compreensão de que a boa aparência e a demonstração de cuidados corporais indicam concordância com as normas de boa apresentação e interação social.

Nós somos o que comemos!

Basicamente, a beleza emana da boa saúde. Os alimentos que ingerirmos se refletirão na nossa pele, nas unhas, nos cabelos, na estrutura dos dentes e nos demais aspectos do nosso bem-estar. Em outras palavras, nós somos o que comemos. Diferentes alimentos têm diferentes efeitos sobre nosso corpo e podem influenciar diretamente nossa estética facial e até nosso sorriso. A superalimentação pode causar obesidade e o aumento de peso pode mudar o formato de nosso rosto. Muitos estudos demonstram que o estresse provoca nas pessoas o desejo de se alimentar mais do que o necessário, e pode também ter um papel no negligenciamento do cuidado bucal. Esse negligenciamento, por sua vez, pode destruir um lindo sorriso através de uma doença de gengiva ou da deterioração dos dentes.

Halitose

Retomando a determinação de ficar com boa aparência por qualquer meio possível, pode fazer uma grande diferença em nossa auto-imagem, mas não esqueça o sorriso. Perca o seu peso, mas também faça o possível para manter o seu melhor sorriso.

Para maiores informações sobre mau hálito e halitose favor ler a apresentação da Monografia da Dra. Iris Monia Steckelberg, e assistir a apresentação em vídeo pelo Youtube.

Confira o nosso artigo sobre Halitose:

Halitose: História e Tratamento para o Mau Hálito >

A Saúde Geral e a Estética Bucal

Hoje, homens e mulheres, jovens e idosos, preocupam-se ao extremo com a aparência. Tanta dedicação em busca de um corpo perfeito deve ser combinada com cuidados necessários na busca de uma dentição igualmente perfeita. A odontologia atual oferece opções de novos tratamentos para manter a boca cada vez mais bonita e saudável. Somos o reflexo de nosso sorriso e, através dele, podemos refletir nossa personalidade e nosso estado de espírito. A saúde e a estética dental levam a um estado de bem estar físico e emocional. O sorriso harmônico completa esta sintonia. “O aumento da auto-estima e do bom humor sem sombra de dúvidas contribui para a diminuição do estresse e consequentemente o risco de desenvolvermos má digestão, úlceras, cardiopatias, entre outras doenças.

Rir estimula a ação dos neurotransmissores – responsáveis pelo estado psicológico do ser humano. Esse processo influi na saúde geral do indivíduo. Há que se ter sempre em mente que a saúde e a beleza começam pela boca. Não há dúvidas que um sorriso bonito aumenta a auto-estima da pessoa e a estimula a preocupar com outras partes do seu corpo, além de restabelecer o bem-estar social e psicológico, devolvendo a possibilidade da simples manifestação de felicidade, que é poder sorrir”

Figs. A, B – Paciente de 41 anos de idade, apresentava se no início do tratamento obesa, depressiva, retraída e por motivo estético não praticava a arte do sorriso. Após o tratamento teve sua auto-estima aumentada e, em conseqüência, perdeu peso e passou a sorrir com naturalidade. Em outras palavras, readquiriu a alegria, o bom humor e o prazer de viver.

Odontologia Estética em Balneário Camboriú

Agende uma avaliação agora mesmo para avaliarmos o seu sorriso e propormos alternativas de odontologia estética adequadas ao seu caso. Atendemos clientes de todo o Brasil em Balneário Camboriú - Santa Catarina. Clique aqui para agendar, ou ligue para +55 47 3367-4822.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Buischi, Y., A., P; Axelsson, P. Controle Mecânico da Placa Dental Realizado pelo paciente. Kriger, Léo (coord). ABOPREV: Promoção de Saúde Bucal. São Paulo: Artes Médicas, 1997, 475, p. 113-127.
  2. Duarte, C. A., Castro, M.V.M. Cirurgia estética Periodontal. Livraria Santos Editora Ltda., 2004.
  3. Goffman, E. A elaboração da face. In: FIGUEIRA, S. (org.) Psicanálise e Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.
  4. Goldstein, E.G. Troque seu sorriso. 2a. Edição, Quintessence, Publishing Co., Inc. Rio de Janeiro - RJ. 1991.
  5. Lasch, C. A cultura do narcisismo. Rio de Janeiro: Imago, 1983.
  6. Seger, L. Psicologia e Odontologia. 3 ed. São Paulo: Santos, 1998. 424 p.
  7. Wolf, S. Conhecer para educar: a relação das mães com a dentição dos filhos. Relatório de Pesquisa. UNIMAR, 1996.
  8. Wolf, S. O significado psicológico da perda dos dentes em sujeitos adultos. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. 52, n.4, p.307-316, jul /ago, 1998.

Sem comentários.

Deixe seu comentário