Dentista em Balneário Camboriú, SC: Rua 1101, nº 60, sala 131 - Whatsapp: (47) 988019840
(47) 33674822

Lentes de Contato Dentais

O procedimento de colocação de lentes de contato dentais é pouco invasivo que permite alterar o sorriso do paciente. Sem dor, sem anestesia, sem perda dental  e em poucas sessões, a conquista do sorriso dos sonhos.

Caso Clínico 1

Nos vídeos abaixo, o Dr. Couto apresenta alguns casos de procedimentos de lente de contato.

Imagens apresentadas no vídeo:

 

Laminados tipo “lentes de contato”: uma opção conservadora e promissora na recuperação de sorrisos.

O destaque entre as novidades do mercado de Odontologia Estética são as lentes de contato dentais. Trata-se de uma técnica de confecção de finas lâminas de porcelana (a mesma utilizada para confecção de coroas cerâmicas ou facetas).

Colocação de lentes de contato dentais

 

A nova aposta da Odontologia Estética

Esta técnica provoca pouco ou nenhum desgaste dental e pode ser usada para tratar pequenas imperfeições do dente, além de trazer resultados satisfatórios para os pacientes

O Cirurgião-Dentista não é mais visto como alguém que causa dor e medo, mas sim como um profissional que pode transformar o sorriso e a vida das pessoas. Um rosto belo e apolíneo é a exigência de muitas pessoas que vão ao consultório odontológico, por isso, a Odontologia Estética está sempre progredindo para atender as necessidades dos pacientes que buscam cada vez mais o equilíbrio e a harmonia facial.

A nova aposta da Odontologia Estética são as lentes de contato dentais, usadas quando há intenção de modificar ou devolver a forma original do dente, ou para corrigir pequenas imperfeições como diastema, dentes quebrados, desalinhados, desgastados, com sinais de envelhecimento, e, também, para aumentar a borda incisal. Com espessura variável entre 0,3 e 0,5 milímetros, as lentes de contato dentais são facetas ou lâminas muito delgadas de cerâmica cimentadas sobre a parte frontal do dente, e pode haver pouco ou nenhum desgaste do esmalte. Dessa forma, na maioria dos casos, é possível reverter o procedimento já que a estrutura natural do dente não foi atingida. O conceito da lente de contato dental está relacionado à ótica de uma lente de contato ocular que, quando colocada no olho, torna-se invisível. Os mesmos princípios podem ser incorporados à faceta dental, a qual depois de cimentada ao dente une-se mimeticamente a ele e, desse modo, torna-se difícil detectá-la. “As luminiers, como são chamadas as lentes de contato nos Estados Unidos, são estudadas há mais de 20 anos, e fabricadas a partir de uma cerâmica denominada feldspática”, explica o mestre e doutor em Dentística Restauradora pela UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”), Victor Clavijo, que palestrou sobre o assunto no CIOSP 2013 – I Congresso Interdisciplinar da APCD, no módulo científico “Beleza do Sorriso”.

Veja o procedimento realizado em um de nossos pacientes aqui na clínica:

 

planejamento dental lentes de contato

 

As lentes de contato dental, quando utilizadas corretamente, possuem vantagens como conservação da estrutura dental, durabilidade comprovada cientificamente de até 20 anos – o paciente deve fazer o acompanhamento e visitas semestrais ao Cirurgião-Dentista, manter a higiene oral adequada e tomar cuidado com alimentos muito duros, e na maioria dos casos, não necessita de anestesia. A principal vantagem desta técnica é não se ter o desgaste dental e a condição de se fazer um tratamento com material de qualidade fantástica e de alta durabilidade, com a capacidade de imitar as características estéticas do esmalte dentário sem ter que ‘gastar’ o dente natural, portanto, obtendo um resultado estético favorável e funcional. As lentes de contato são contraindicadas quando não há possibilidade de se atingir a forma desejada apenas acrescentando material restaurador, sendo necessário o desgaste de estrutura dental, o que descaracteriza as lentes de contato; também, em casos em que se deseja alterar a cor em mais de dois tons acima da escala, dentes escurecidos, muito mal posicionados ou que estão muito para frente.

O Cirurgião-Dentista deve realizar esse trabalho juntamente com o Técnico em Prótese Dental (TPD) que fabrica cada lente, confeccionadas uma a uma, em um processo delicado e artesanal de escultura e montagem e, depois, são cimentadas na superfície de cada dente com material adesivo adequado.

 

Etapas

O tratamento é feito em três etapas. Na primeira, o Cirurgião--Dentista faz fotos e a moldagem dos dentes do paciente para a realização do planejamento digital do sorriso. Em outras palavras, planejar o sorriso do paciente previamente por um software no computador. O que a diferencia e, talvez o mais importante, é o fato de que as imagens digitais conseguidas e combinadas com ferramentas, também digitais, podem ser reproduzidas, permitindo ao Dentista desenhar e apresentar em um monitor o sorriso final do paciente. Em seu laboratório, o protético faz um enceramento de diagnóstico e testes para avaliar junto com o Dentista, a viabilidade de se colocar a restauração cerâmica. Em caso positivo, o Cirurgião-Dentista realiza uma simulação, por meio da técnica de mock-up, permitindo ao paciente vislumbrar como seu sorriso vai ficar com as facetas ou lentes de contato.

 

Caso clínico 2

Imagens apresentadas no vídeo:

 

Caso clínico 3:

Imagens apresentadas no vídeo:

 

Caso clínico 4:

Imagens apesentadas no vídeo:

 

Indicações

As lentes de contato dentais são conhecidas como Lumineers nos Estados Unidos. Lumineers é uma marca de laminados feita de porcelana patenteada chamada Cerinate. As Lumineers requerem uma redução muito pequena ou nenhuma redução de dente. Lumineers são excelentes escolhas quando os dentes dos pacientes apresentarem pequenas deformações ou alterações de cor. Estas lentes de contato dental como são chamadas no Brasil não devem ser indicadas para todos os casos que anteriormente foram restauradas com facetas laminadas, portanto não são simples substitutos deste tipo de tratamento.

Elas são aplicadas sobre a superfície do dente para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados.

O procedimento é indicado pelo dentista que realiza o trabalho com a ajuda do ceramista (profissional técnico em prótese dental - TPD) que fabricação a lente de cerâmica que vai ser "colada" sobre os dentes. As lentes de contato são confeccionadas uma a uma, em um processo delicado e artesanal de escultura, montagem e confecção, pois são estruturas de cerca de 0,2 mm de espessura.

A técnica é pouco invasiva e, portanto, altamente conservadora das estruturas dentais naturais. A grande vantagem deste tratamento é que o dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao máximo sua estrutura. O tempo de vida varia de paciente a paciente, mas pode durar entre 5 a 10 anos.

 

Caso clínico 5: Reabilitação Oral para Idosos

Imagens apresentadas no vídeo:

 

O que são lentes de contato?

As lentes de contato dentais consistem em uma fina lâmina de porcelana de cerca de 0,2 mm, que é aplicada sobre a superfície do dente para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados. A vantagem deste tratamento, de acordo com a APDESP, é que, ao contrário do procedimento realizado atualmente, o dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao máximo suas estruturas naturais.

Outra vantagem propagada para o produto é a resistência ao desgaste, seu aspecto mais natural e o fato de não sofrer alterações na cor com o tempo. O adesivo utilizado na aplicação também é o grande responsável pela durabilidade do produto. Segundo o Dr. Sidney Kina, é importante ter cuidados na higiene bucal e na mastigação de alimentos muito duros. Com essas precauções a durabilidade estimada do produto é de até 10 anos após a aplicação.

Se o paciente requer mudanças mais extensas as facetas laminadas tradicionais podem ser a melhor escolha. Cada paciente precisa ser avaliado para se estabelecer a melhor indicação. Podendo até ser uma combinação de facetas tradicionais e lentes de contato dentais.

 

Diferença entre Lentes de Contato e Facetas Laminadas

A diferença principal é que lentes de contato são feitas de uma porcelana especial que é muito forte e muito mais fina (0,2 mm) do que as facetas laminadas tradicionais. A espessura delas é comparável a das lentes de contato oculares. A vantagem principal destas lentes de contato dental é o mínimo desgaste de estrutura dentária ou até mesmo nenhum, necessário para realizarmos estas restaurações. Como resultado o procedimento é freqüentemente reversível desde que a estrutura do dente natural não seja atingida.

Sobre as Lentes de Contato

As lentes de contato dentais são feitas sob encomenda e aplicadas em cima da superfície do dente. As lentes de contato dentais resolvem uma variedade de problemas dentários e podem criar um sorriso altamente agradável e perfeitamente alinhado.

Dentes fortemente manchados ou descoloridos, dentes fraturados ou que mostram sinais de envelhecimento, dente com diastema ou desalinhados e dentes com manchas de tetraciclina são algumas das indicações.

A translucidez das lentes de contatos dentais proporciona uma estética muito natural para os dentes restaurados. As Lumineers foram desenvolvidas com uma porcelana chamada Cerinate e patenteada por um dentista que estava insatisfeito com os materiais dentais que ele podia adquirir. Ele começou a formular os próprios materiais unindo produtos que lhe permitiram preservar, restabelecer e aumentar os dentes dos pacientes sem um desgaste muito extenso, como ocorre com outros laminados existentes no mercado. Este procedimento não precisa de anestesia e é indolor.

Tratamentos: Estética Gengival

 

Lumineers também são soluções econômicas para clarear próteses antiestéticas e coroas com deficiência de cor, pois podem ser aplicadas sobre a porcelana e em restaurações preexistentes.

Todos nós convivemos com dilemas nos planejamentos executados em todas as áreas da Odontologia. Na Odontologia Restauradora e Estética, sem dúvida alguma, uma grande polêmica existe sobre a opção pelo emprego, ou não, das técnicas indiretas em virtude da indiscutível evolução das resinas compostas.

Neste contexto, o argumento mais presente não se refere aos possíveis resultados clínicos obtidos pelos materiais, mas sim, ao desgaste dental necessário para a execução das duas técnicas.

É notório também que a maioria dos pacientes e dos profissionais tem receio de desgastar estrutura dental sadia objetivando a obtenção da estética. No entanto, é nessa conflituosa reflexão que foi desenvolvida a técnica, por ora, denominada de “lentes de contato”.

A técnica preconiza a cimentação de peças extremamente finas, não necessitando de preparos cavitários antes da cimentação. Mesmo tendo indicação restrita, na oportunidade será apresentado um caso em que as lentes foram empregadas com sucesso no fechamento de diastemas e na criação de formas harmônicas.

Fonte: Dra. Mara Antônio Monteiro de Castro

Porcelana mais fina dispensa o desgaste dos dentes tratamento é alternativa ao clareamento para branquear o sorriso. Até recentemente, só recorria à porcelana quem tinha dentes escurecidos ou comprometidos. O dentista desgastava todo dente do paciente, implantava um pino metálico e o recobria com uma peça em material cerâmico. O paciente ganhava um dente novo, mas quase sempre destoava dos naturais. A nova tecnologia odontológica vem avançando tão rapidamente, que hoje os materiais estão mais translúcidos e ainda mais resistentes.

"Novos materiais vêm facilitando tanto a vida do paciente, que hoje é possível reduzir em 80% o tempo necessário para desenvolver um dente de porcelana. Além de todo processo de moldagem ser computadorizado, utilizando um robô para a fabricação da peça, as novas porcelanas são tão finas que chegam a dispensar o desgaste do dente na hora da fixação". A novidade em porcelana odontológica vem da Alemanha. "Empresas de várias nacionalidades vêm aperfeiçoando os materiais utilizados pelos dentistas. Mas a porcelana desenvolvida pela Ivoclar Vivadent consegue aliar beleza e durabilidade em um único produto. O material é translúcido e proporciona mais uniformidade na tonalidade do sorriso do paciente".

Um grande número de pessoas vem optando pela odontologia cosmética, que reveste a frente dos dentes com porcelana ultrafina em vez de se submeter aos tratamentos de clareamento. "As lâminas de porcelana não dependem da resposta do dente do paciente para apresentar um bom resultado, como acontece com o laser de clareamento. São uma opção segura e com ótimos resultados".

Fonte: Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care.

 

Lentes de Contato Dentais em Balneário Camboriú

Agende agora mesmo uma avaliação para o tratamento de lentes de contato dentais. Atendemos clientes de todo o Brasil em Balneário Camboriú - Santa Catarina. Clique aqui ou ligue para +55 47 3367-4822.

9 Respostas

  1. Caro , Dr. Couto . Quero parabenizá-lo ,pelos trabalhos apresentados , Lente de contato . Onde , esclareceu algumas duvidas sobre o assunto . Um grande abraço .
  2. Parabéns pelo post
  3. Colquei 4 lentes de contato, porém elas não cobriram os dentes todo, agora as partes decobertas estão de cor diferente das lentes. A minha perguntas é : as lentes devem cobrir os dentes por inteiro ? Lembro que por ocasiação das moldagens, as gengivas foram recuadas, com uso de anestesia.
    • Olá Antonio Carlos! Existe uma modalidade de restauração que é usada quando se fratura os dentes incisivos superiores, chamado de "FRAGMENTO". Fiz no meu filho e não gostamos do resultado e acabamos refazendo o dente todo pelo mesmo motivo, não foi possível conseguir a mesma cor. Talvez você acabe refazendo, mas tenta um clareamento antes.
  4. olá, depois que é feito a cimentação das facetas ainda existe a possibilidade de se mudar o tom da cor ? eu fiz as facetas porém não gostei da cor , existe essa possibilidade?
  5. Dr qual o valor de uma lente hoje? e quantidade mínima que pode ser colocada na parte superior ?
  6. Quanto custa esse procedimento nos EUA?

Deixe seu comentário