As enfermidades periodontais inflamatórias crônicas são universais e passíveis de prevenção, tratamento e controle. A grande maioria dos periodontologistas considera que a chave para melhorar a saúde periodontal se concentra na razão direta em que pacientes e profissionais se conscientizem da necessidade de tomar as medidas apropriadas para cada caso, objetivando restabelecer a saúde bucal, melhorando inclusive, entre outras coisas, a qualidade de vida dos pacientes.

De todos os tratamentos oferecidos aos pacientes, nenhum será mais benéfico a estes, e gratificante para o profissional, que aquele que se presta para ajudá-los a preservar seus dentes naturais, livres de cárie e de doença periodontal.

Entretanto, com relação à prevenção da doença periodontal, demonstrou-se experimentalmente que o processo inflamatório da gengiva pode ser controlado pela remoção da placa bacteriana dos dentes. Por isso, o primeiro objetivo da prevenção e do tratamento da doença periodontal é conseguir uma cavidade bucal livre de bactérias patogênicas mediante a escovação caseira e as profilaxias profissionais de três a seis meses.

Entendendo-se a dinâmica de uma prática odontológica de promoção de saúde, sabe-se que o objetivo não é abordar a doença, e sim abordar o paciente, encarando-o como um ser integral, que além das gengivas apresenta boca e corpo inseridos no contexto da sociedade. O aspecto fundamental da Odontologia do presente e do futuro é a Promoção de Saúde. É o viver bem e com saúde, com qualidade de vida.

Mas por outro lado, existem detalhes que jamais podem ser esquecidos, como pacientes que apresentando doença periodontal, possuem história clínica de passagem por muitos consultórios, acumulando frustrações e tratamentos nem sempre bem sucedidos. Diante disto, somente nos cabe oferecer a estes uma gama de informações. E, principalmente, colocá-los a par de sua problemática bucal atual e apresentar-lhes alternativas a fim de solucioná-la.

Novos Tratamentos para um Novo Sorriso

A Prevenção Mediante os Procedimentos Periodontais

A prevenção consiste de um conjunto de medidas e atitudes, e principalmente da filosofia de prática profissional que, tomadas durante o estado de saúde, impedem o estabelecimento de doenças, limitando a extensão do dano, quando já instaladas. Mesmo pacientes de bom nível sócio-econômico e cultural, com acesso a mais moderna tecnologia odontológica, parecem não dar importância à prevenção. Para tais pacientes, a manutenção da saúde bucal resume-se no controle periódico dos danos causados pela doença. Assim, parecem pouco interessados em investir na sua prevenção. Diante disto, cabe a nós profissionais da Odontologia encontrar os meios para modificar este quadro.

Ao invés de fazermos somente a tradicional odontologia curativa, oferecemos a nossos pacientes uma odontologia voltada para a educação e prevenção das doenças mediante “consultoria odontológica”. A exemplo das outras profissões prestamos a nossos pacientes uma verdadeira “Consultoria de saúde bucal”. Até porque nos últimos anos, a Odontologia deu um grande salto no aspecto tecnológico, com o advento de inúmeras invenções que mudaram o exercício da profissão. Antes, a Odontologia, basicamente, tratava de problemas evidentes, como restaurações, extrações, tratamentos de canal, entre outros. Era uma ciência que procurava reconstruir e devolver ao indivíduo aquilo que fora perdido, conhecida como cirúrgico-restauradora. Hoje, a nova concepção segundo Oppermann; Rösing (1997) é realizar a manutenção da saúde bucal. Tanto é verdade que ela é chamada de “paradigma da promoção de saúde”. Visa, principalmente, a não-instalação de doenças. Há um paradoxo com a Odontologia exercida antigamente. Esperava-se acontecer à doença, ou seja, a cavidade de cárie para ir ao dentista. Hoje não; os profissionais estão empenhados em promover a saúde bucal do paciente, por meio da prevenção. Portanto, o grande evento do novo milênio é a Odontologia Preventiva. Também podendo ser chamada de a “Odontologia da Comunicação”.

Atualmente existe um grande interesse na educação para a saúde bucal. E dentro do que se convencionou chamar de Odontologia voltada para a “promoção de saúde” a Comunicação é de fundamental importância. Neste contexto, a Comunicação em saúde tem como principal objetivo causar uma mudança de atitude do paciente em relação aos hábitos relacionados com a saúde bucal, que é alcançada através da criação ou mudança da percepção por parte do paciente. Para se conseguir essa mudança, é de fundamental importância, conhecer as técnicas de comunicação. Partindo da premissa de que vivemos na era da Comunicação e da informação a prática odontológica exige, de um lado, capacitação técnica para execução dos serviços, adquirida na faculdade; de outro lado, a área de relacionamento humano.

Constatando essa realidade, julgamos a oportunidade de escrever este Website, a fim de oferecer aos pacientes e colegas matéria sobre a conduta do cirurgião-dentista ao desenvolver sua prática odontológica. Sobretudo, no que se refere à atuação no desempenho de funções que implicam no relacionamento direto com o paciente. Procedemos a abordagem dos assuntos, de uma maneira que tornasse a leitura agradável, procurando colocar situações reais, que ocorrem no dia-a-dia de toda clínica odontológica, destacando como ponto central, crítico, o relacionamento dinâmico entre o dentista e o paciente.

Também entendemos que a manutenção da saúde periodontal requer pacientes e um público muito bem informado. O tratamento fracassará se os pacientes não conhecerem a diferença entre a saúde e a enfermidade periodontal. O significado dessa diferença é o papel que ele mesmo desempenhará na prevenção e no controle. O processo se inicia com o conhecimento de si mesmo, de sua realidade bucal (suas doenças), bem como esclarecer os pacientes de sua problemática periodontal, mediante o aprofundamento nas técnicas de Comunicação inconsciente. Esse trabalho enfatiza a auto-avaliação, ou seja, o auto-exame e atenção pessoal dos pacientes. O qual pode ser aplicado tanto pelo Periodontista como pelo clínico geral, no sentido de motivar o paciente a receber o tratamento periodontal bem como, a odontologia restauradora. Uma vez restabelecida a saúde bucal, a meta principal da Odontologia é melhorar a cooperação dos pacientes com as recomendações que lhe são passadas, principalmente no que diz respeito ao retorno periódico, considerado pelos estudiosos como Tratamento Periodontal de Manutenção. Uma vez criado o hábito inconsciente de visitar o dentista. Este é o primeiro grande passo no sentido de valorizar a profissão e, ao mesmo tempo, vencer qualquer crise. Até porque a odontologia não é considerada prioritária pela população e há um falso conceito de que ela é caríssima. Logo, nós profissionais da odontologia necessitamos enfatizar a população mediante os meios de comunicação que prevenir os problemas bucais não custa quase nada, é o que é melhor, é um procedimento que o cirurgião dentista pode realizar com facilidade. O principal desafio é mostrar a população a importância do tratamento dentário.

Haja vista que o principal objetivo do tratamento odontológico não é somente tratar os danos causados pelas bactérias, mas principalmente, dar continuidade ao trabalho de prevenção “mediante o tratamento periodontal de manutenção”.

Paciente educado é paciente “consciente”, que valoriza sua saúde bucal e o trabalho de que foi partícipe, não como objeto do processo, mas como parte importante de todas as sua fases.

Para superar este problema fomos buscar respostas para a questão sobre o que impele os pacientes à atividade, e descobrimos que é de grande valia nosso aprimoramento em áreas que promovam o crescimento pessoal, condição capaz de facilitar o processo de comunicação, e, principalmente, recorrer aos conhecimentos do comportamento humano.

Percebemos com clareza que somente os conhecimentos em odontologia não seriam mais suficientes para o atendimento de pacientes que necessitavam de nossos cuidados profissionais. Então, julgamos que não tendo interagido com eles, de forma adequada, muitos pacientes, perdemos ao longo de nossa vida profissional.

Baseado nestes fatos, o objetivo maior deste website é auxiliar os pacientes a controlar a doença periodontal. E, conseqüentemente, inspirar a motivação “inconsciente” de pacientes à higiene bucal e à freqüência do retorno ao tratamento periodontal de Manutenção.