Dentista em Balneário Camboriú, SC: Rua 1101, nº 60, sala 131 - Whatsapp: (47) 988019840
(47) 33674822

Resumo da Tese de Doutoramento: Comunicação e Motivação de Pacientes

Couto - Resumo da tese de doutorado

A importância da comunicação na motivação de pacientes à higiene bucal e ao tratamento periodontal de manutenção

Resumo da Tese de Doutoramento de José Luiz do Couto, orientada pelo Prof. Dr. Cesário Antonio Duarte, da Universidade de São Paulo. Apresentada na UNINCOR e publicada na Revista Gaúcha de Odontologia (RGO), 51(5): 401- 406, Nov. Dez., 2003.

E-mail: [email protected]

Esta Tese foi realizada tendo em mente uma das maiores dificuldades enfrentadas pela Odontologia, ou seja, despertar ou induzir a motivação de pacientes à higiene bucal e ao tratamento periodontal de manutenção.

Na verdade, nós, profissionais de Odontologia, necessitamos melhorar a comunicação para com nossos pacientes e conseguir deles o apoio indispensável para a prevenção das doenças e, conseqüentemente, a manutenção da saúde bucal, ora estabelecida.

Baseado nestes fatos, o objetivo maior deste trabalho foi estabelecer o canal de comunicação principal do paciente, que pode ser visual, auditivo ou cinestésico para, em seguida, aplicar as técnicas de comunicação direta e indireta, suplementadas pelo Kit Periomotivacional (modelos tridimensionais, macromodelos, pôster, prospectos, fascículos de prevenção e filme em videocassete) em pacientes com doença periodontal crônica de adultos.

E, no final, avaliar a motivação de pacientes à higiene bucal e à freqüência do retorno ao tratamento periodontal de Manutenção. Para tanto, foram tratados 112 pacientes em clínica periodontal privada. Ao final do experimento, cumprido todos os procedimentos relatados, para efeito de análise estatística, foi possível avaliar os resultados obtidos de 72 pacientes, sendo 36 de cada grupo - representados por 45 do sexo feminino e 27 do sexo masculino - cujo acompanhamento ocorreu durante oito (oito) períodos, dos quais 05 (cinco) períodos aconteceram durante o tratamento periodontal de manutenção realizados a cada três meses.

A análise estatística dos resultados obtidos mostrou que os pacientes do grupo experimental, foram os que apresentaram os melhores resultados, conseguindo a média de retorno de 73,9% e o grupo controle de 54,4%. No oitavo período de observação, a percentagem média de placa dos pacientes que compareceram à consulta se reduziu de 88,5% para 22,9% no grupo experimental e, de 89,1% para 31,8% no controle.

 

Clique aqui para fazer download do trabalho completo sobre "A importância da comunicação na motivação de pacientes à higiene bucal e ao tratamento periodontal de manutenção"